blog dos cachaceiros

Bolg destinado a todos aqueles que depois do trampo gostam de beber sua cerveja, um whyski, aquela vodka ou uma boa cachacinha... sejam todos bem vindos... se beber nao dirija

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Margarita


Ingredientes:


50 ml de Tequila Prata
25 ml de Contreau (licor de laranja)
Suco de 1 Limão (Taiti)
Gelo
Sal


Modo de Preparo:


Molhe a boca do copo de coquetel (Taça Martini) em um limão e forme uma borda com o sal.
Junte em uma coqueteleira a tequila, o contreau, o suco de limão, e 1 xícara de cubos de gelo
Bata bem, em seguida coe e sirva (pode se usar um quarto de uma rodela de limão para decorar seu drink)



terça-feira, 7 de junho de 2011

Long Island iced tea

Ingredientes

  • 45 ml de vodca (dica: Smirnoff ou Absolut)
  • 45 ml de gin
  • 45 ml de rum (dica: Bacardi Suoerior) 
  • 45 ml de triple sec
  • 1 colher (chá) de tequila (Dica: Jose Cuervo)
  • 2 colheres (chá) de suco de laranja
  • 60 ml de refrigerante à base de cola (nao precisa de dicas rss)
  • 1 rodela de limão siciliano

Modo de preparo

Em uma coqueteleira cheia de gelo, coloque a vodca, o gin, o rum, o triple sec e a tequila
Adicione o suco de laranja e a bebida com cola
Agite a coqueteleira vigorosamente, até formar uma espuma
Ponha o chá em um copo alto, cheio de gelo
Enfeite com o limão em rodela

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vodka Absolut



Absolut Vodka
A Absolut Vodka é uma bebida espirituosa criada nos países nórdicos, mais especificamente na Suécia, em 1879 pelo Senhor Lars Olsson. O nome original é um tanto ou quanto diferente do actual, na altura foi baptizada por “Absolut Rent Branvin”, que em português significa Vodka Absolutamente Puro.
Lars Olsson, era na altura conhecido como o “Rei da Vodka”, e o objectivo da criação desta bebida era de reduzir os malefícios das matérias nocivas, em especial, os tipos de álcool residuais. Assim, desenvolveu este produto através de um método revolucionário de destilação que ainda hoje é usado – a Rectificação.
Porquê Absolut Vodka?

Como foi referido anteriormente, o nome de baptismo é diferente do actual, visto que se impõe por razões legais a não utilização de determinadas palavras como nome de uma marca, de um produto comercial.
Como nos EUA, era um mercado a ser conquistado pela Absolut, o produto teve que ser rebaptizado. Como Absolute é um adjectivo comum, o que não permitia o registo nos EUA, como uma marca comercial, então foi retirada a letra “e” da palavra, deixando de ser um obstáculo legal e dando um “toque” sueco à denominação. “Pure” também é um adjectivo e não pode ser utilizado na denominação comercial do produto, foi retirado, nascendo assim uma marca de sucesso Absolut Vodka. Vendido praticamente em todo o mundo, ocupando (a dados de 1992) o décimo primeiro lugar no ranking Mundial da lista das bebidas espirituosas, o que lhe dá um consumo cerca de 236 milhões de litros por ano.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Receita simples de um bom Mojito



 Run Carta Branca (sugestão bacardi)
 Açucar refinado
Gelo
Limão Taiti
Soda Limonada
Hortelã 

Em uma coqueteleira coloque 1 colher de acucar refinado, metade de um limao em cubos e aproximadamente 8 folhas de hortela.... soque tudo, ate ter uma boa quantidade de suco
acrescente gelo ate o fim da coqueteleira e adicione o RUN uma dose ou mais...
agite a coqueteleira por alguns segundos em seguida sirva em um copo de caipirinha (grande)
complete o copo com Soda Limonada e acrescente um ramo de hortela... esta pronto para servir

Heineken pode fazer oferta para compra da Schincariol--mídia


REUTERS
A Heineken, terceira maior cervejaria do mundo em termos de volume, estuda fazer uma oferta para a compra da Schincariol, publicou a Bloomberg, citando duas pessoas próximas ao assunto.
A agência afirmou que a Heineken, cujas principais marcas são Heineken e Amstel, está analisando as informações contábeis da Schincariol, segunda maior cervejaria do Brasil, atrás da Anheuser-Busch InBev.
De acordo com o Sunday Times, a Schincariol está à venda por cerca de 2 bilhões de dólares, afirmou a Bloomberg.
Na quinta-feira, a Heineken afirmou ter obtido um novo empréstimo de 2 bilhões de euros que será usado para diversos fins, incluindo aquisições.
A Heineken atua no Brasil em parceira com a Kaiser. O país é o terceiro maior mercado mundial de cerveja em termos de volume, de acordo com a Mintel International.
A Schincariol não quis comentar a notícia da Bloomberg. A Heineken não estava imediatamente disponível para comentar.
(Reportagem de Siddharth Cavale em Bangalore) 

          fonte: estadao.com.br

Lista de bebidas mais vendidas do mundo (destilado)


1º. Jinro (Soju): 63 milhões de caixas de 9 litros vendidas
2º. Smirnoff (Vodka): 24 milhões
3º. Lotte Liquor BG (Soju): 21 milhões
4º. Pirassununga 51 (Cachaça): 19 milhões
5º. Bacardi (Rum): 18 milhões
6º. Tanduay (Rum): 16 milhões
7º. Bagpiper (Uísque): 16 milhões
8º. Johnnie Walker (Uísque): 14 milhões
9º. McDowell´s No. 1 (Uísque): 13 milhões
10º. Officer´s Choice Allied (Uísque): 12 milhões
Fonte: Euromonitor
- Sic…sic…

domingo, 24 de abril de 2011

Curiosidades


  • Durante o verão, o consumo da bebida torna-se bem mais elevado. No período do Carnaval há uma explosão de consumo, chegando a 400 milhões de litros em 4 dias (em torno de 4% da produção anual). Em novembro, com a proximidade do verão, o investimento em marketing no setor triplica.
  • Na Oktoberfest, em Blumenau, o consumo chega a ultrapassar 400.000 litros, em 18 dias de festa.

Historia da Tequila


Tequila é uma bebida alcoólica destilada, originária do México, feita através da destilação do sumo de uma planta da América Central, o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber) e de até 49% de açucar extraído da cana ou do milho.
É originalmente produzida em região demarcada pela Lei Mexicana no Estado de Jalisco onde se encontra a pequena povoação de Tequila, que lhe deu o nome, e onde se concentram os principais produtores.
Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequilaBlancoJovenReposadoAñejo e Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação 
O Agave Azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Ele precisa de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção e proporcionar a Tequila um sabor inconfundível. São necessários 7 quilos de Agave para produção de 1 litro de tequila.
A produção se inicia assando as “Piñas” da Agave Azul por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável (frutose). Depois dessa etapa são moídas para extração de todo açúcar e o resultado é um rico líquido chamado “Aguamiel”. Adiciona-se a levedura natural ou de Saccharomyces cerevisiae para fermentação, que quebra as moléculas do açúcar e transforma em álcool. O resultado é um vinho de Agave que possui 10 à 12% de teor alcoólico. O vinho deve ser destilado 56 vezes, descartando seu início e fim para adquirir o melhor da destilação. Por fim, a tequila que se torna “Prata” é descansada em barril de carvalho branco por 2 meses no caso de jovens ou mais de 12 meses para as añejo.
Existem diversos tipos e classificações de Tequila. Para ser um verdadeiro conhecedor, primeiramente você precisa saber se a Tequila que vai beber é “blended” (misturada) ou 100% Agave. As duas são boas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado. Além disso, elas são classificadas pelo tempo de envelhecimento: Jovem, Reposado ou Añejo. Tequila Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho branco (normalmente as Tequilas brancas – silver), as Tequila “Reposado” tem de 2 meses à 1 ano e as Tequilas “Anejo”, mais de 1 ano. Todas estas normas são exigidas pelo governo mexicano para comercialização do produto
O modo mais difundido é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão. Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o "caballito", com 60 ml de volume. Ela também pode ser saboreada em taças de pé alto com capacidade de 200 ml. No entanto, a maneira correta e praticada por degustadores da bebida dispensa o sal e limão. A bebida é servida em dose adequada e passa por análise sensorial, ou teste olfativo, onde pode ser caracterizado aromas presentes devidos a características do envelhecimento. A degustação é lenta, com pequenos goles que passam por toda a boca antes de serem engolidos, onde é possível analisar atributos como acidez e gosto residual.
Apesar de ser um versátil destilado, a tequila é conhecida por seu mais famoso ritual: O “shot” com sal e limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou. Mas a lenda conta que foi durante uma epidemia mundial de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento. O que não foi nenhuma surpresa é que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento, ou seja; bebendo Tequila. [2]
A melhor Tequila para se tomar em shot é uma tequila 100% Agave envelhecida, ou seja; “reposado” ou “añejo”. No Brasil, estão disponíveis a tequila Jose Cuervo Clasico, Especial, Black (estes blends); Tradicional, 1800 Blanco, 1800 Reposado, 1800 Añejo e Reserva De La Familia (todas de 100% agave). E a Sauza Tequila Blanco, Sauza Tequila Gold e Sauza Tequila Hacienda(Reposada) Além do shot com sal e limão, ou para alguns exóticos com laranja e canela, no México eles costumam beber a bandeira mexicana: Um shot de tequila (dourada), um shot de suco de limão (verde) e um shot de sangrita, suco de tomate com tempero típico.

Cervejas Eisembahn

Eisenbahn é uma cervejaria internacionalmente premiada localizada em BlumenauSanta CatarinaBrasil. Fundada em 2002, atualmente ela pertencente ao grupo Schincariol. Produz cerveja e chope seguindo a Reinheitsgebot, a lei alemã de pureza, e com uma grande variedade de sabores e tipos de fermentação. O nome, que significa "ferrovia" em alemão, é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada próxima ao edifício utilizado agora pela fábrica e pelo bar da mesma

sábado, 23 de abril de 2011

Cervejas Lager


Lager é um tipo de cerveja que foi produzida originalmente na região da Europa Central há aproximadamente 500 anos. Atualmente, pode ser considerado o tipo de cerveja mais consumido no mundo.
O termo é de origem alemã e significa "armazenar". Tradicionalmente, as cervejas lager são armazenadas durante várias semanas, ou mesmo meses, para que a cerveja complete o seu processo de maturação antes de ser consumida. Lager é um termo genérico que inclui diversas variedades de cerveja, como por exemplo, Pilsener, Pale Lager, Bock e Dopellebock.
As cervejas de tipo lager são diferenciadas das cervejas de tipo ale pelo fermento usado durante o seu processo de fabricação. O fermento utilizado naslagers inicia a fermentação em temperaturas mais baixas (7 - 12 °C), o que faz com que ele se acumule no fundo do tanque de fermentação. Já as cervejasale utilizam um tipo de fermento que inicia o processo de fermentação a temperaturas mais elevadas (15 - 24 °C) levando-o a se acumular no topo do tanque de fermentação. São essas diferenças que fazem com que as cervejas de tipo ale sejam conhecidas como cervejas de "fermentação alta" e as lager como de "fermentação baixa".
Como a definição moderna do termo lager se relaciona apenas com o método de fermentação utilizado, as cervejas lager possuem características extremamente variadas. Tradicionalmente, no entanto, a lager padrão é uma cerveja de coloração clara, normalmente representada pelas Pale Lager ou pelas Pilsener. Este tipo de lager normalmente possui um sabor levemente amargo, sendo recomendado que sejam servidas geladas. As cervejas tipo lager possuem um sabor bastante simplificado quando comparadas com as ale que, em geral, possuem um sabor mais frutado. Isso é decorrente do fato das baixas temperaturas necessárias para a fabricação das lager fazerem com que a levedura produza menos éster e fenol, compostos químicos e orgânicos associados aos sabores mais frutados.